A importância da Primeira Consulta em Cirurgia Plástica

Atualizado: Mar 18

A primeira consulta é essencial para estabelecer uma relação sólida, sincera e honesta entre o médico e o paciente. É nesta ocasião que o médico tenta entender quais são as suas expectativas e os seus medos em relação a cirurgia que deseja realizar, e assim ele pode te explicar o que é possível e o que não é possível para o seu caso. Além disso, é neste momento que ele faz uma investigação detalhada sobre os seus problemas de saúde, podendo até mesmo detectar alguns que você não tenha percebido, e só assim pode fazer uma estimativa do risco cirúrgico.


É tudo muito individual. Não existem fórmulas prontas e nem orçamentos tabelados. Porque se é estabelecida uma relação comercial antes da relação médico-paciente fica tudo invertido e não da certo. As vezes você nem percebe, mas são muitos os detalhes avaliados antes de indicar uma cirurgia, para então fazer a medicina de verdade, que é baseada em evidências científicas consolidadas.


Existem também os casos que o paciente deseja fazer um procedimento, mas este procedimento não pode ser indicado pra ele. Por exemplo: Uma paciente que tem flacidez abdominal significativa e deseja fazer apenas lipoaspiração, ou uma paciente que tem ptose (queda) significativa da mama e quer apenas colocar prótese sem fazer mastopexia. E as pacientes costumam trocar informação sobre a indicação cirúrgica com outras pessoas que também não são especialistas, ou buscar informações falsas na internet, e ficam cada vez mais confusas. Indicação cirúrgica é coisa séria.


Concluindo, se você está pensando em fazer uma Cirurgia Plástica séria, procure um Cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e antes de pesquisar valores, buscar informações em fontes erradas ou se comparar com outras pessoas, tente entender detalhadamente qual é a cirurgia indicada pra você, qual o tamanho aproximado da cicatriz que será necessária, qual o tempo cirúgico estimado, e todos os outros detalhes que você deve estar consciente antes de se submeter a um procedimento cirúrgico.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo