top of page

Lipoaspiração

Atualizado: 18 de mar. de 2021

A lipoaspiração é a cirurgia indicada para retirar o excesso de gordura localizada, melhorando o contorno corporal. As principais áreas nas quais realizamos a lipoaspiração são o abdome superior e inferior, flancos, costas, papada, culotes, joelhos e parte interna nas coxas. Em alguns pacientes, como nos pacientes que tem lipedema, fazemos lipoaspiração inclusive das pernas, indo até a região do tornozelo.


Faz parte da nossa rotina, em quase todos os pacientes que realizam a cirurgia de lipoaspiração, injetar a gordura que foi retirada em locais específicos, melhorando ainda mais o contorno corporal. Neste caso, a cirurgia completa é chamada de lipoenxertia ou lipoescultura. As principais áreas aonde injetamos a gordura retirada é nos glúteos, na região trocantérica e na face. Podemos injetar a gordura da forma que ela é retirada para dar mais volume ou então quebrar a gordura em pequenas partículas, para que ela tenha também a propriedade de estimular a produção de colágeno no local e deixar as superfícies mais lisas e regulares, corrigindo irregularidades e melhorando as regiões com celulite.


A indicação ideal de lipoaspiração é para pacientes que estão no peso ideal ou próximo a ele e desejam remodelar o formato do corpo. Existe um limite de gordura a ser retirado em cada procedimento que corresponde a 5 a 7% do peso da paciente para não comprometer a sua segurança e sua saúde. Porém, para a paciente que está próxima ao peso ideal, esta quantidade é suficiente para que se faça uma remodelação corporal bem efetiva.


Hoje em dia temos vários aparelhos que nos ajudam a chegar no resultado que desejamos para a paciente. Os principais são: O vibrolipo, que nos permite retirar a gordura com movimentos mais suaves e lesando menos vasos; O Vaser, um aparelho que utiliza ondas de ultrassom na direção e intensidade corretas para tornar a gordura mais fluída e facilitar o processo de modelagem do corpo, principalmente nas lipoaspirações secundárias e terceárias; O renuvion, que é um aparelho de jato de plasma resfriado com gás hélio, que promove redução discreta da flacidez e melhora do aspecto da pele após a lipoaspiração; O Bodytite, que é uma radiofrequência que age no metabolismo das células de gordura, estimulando a produção de fibras colágenas, melhorando também a flacidez e o aspecto da pele. Vamos deixar claro que o renuvion e o bodytite agem somente na flacidez leve, e não resolvem a flacidez de um paciente que tenha indicação de abdominoplastia.


A lipoaspiração de alta definição, também chamada de lipo LAD, HD ou 3D, nada mais é do que uma lipoaspiração mais superficial de locais específicos, tornando mais evidente a musculatura natural da paciente. Em alguns casos também injetamos gordura nos locais em que ela está faltando, para melhorar ainda mais a definição.


A recuperação da lipoaspiração é rápida. Principalmente primeira semana, o paciente sente dores nas áreas lipoaspiradas, mas após este período, ele vai percebendo que as dores estão melhorando, já pode voltar precocemente e fazer atividades físicas como de rotina. Isto porque as cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas e tendem a ficar imperceptiveis com o tempo, não precisando de tanto cuidado como em outras cirurgias que precisam de cicatrizes maiores. Os pontos dos pequenos orifícios são retirados em torno do 10º dia de pós operatório.


Somente cirurgiões plásticos são especializados para fazer este procediemento. A maioria das complicações acontecem quando médicos que não são especialistas realizam procedimentos sem a devida preparação para isto. Quando nas mãos de um cirurgião plástico responsável, a chance de complicações é mínima e, se acontecer, ele vai estar preparado para identificar e corrigir.


bottom of page