Otoplastia (Correção da Orelha Proeminente)

Atualizado: Mar 18

Alguns pacientes passam muitos anos sonhando em corrigir as orelhas em abano, sem saber que esta é uma cirurgia que pode ser realizada de forma rápida e com anestesia local. Nós fazemos esta cirurgia no centro cirúrgico da nossa clínica, então o paciente não precisa ir até o hospital. O procedimento dura em torno de uma hora e meia, e o paciente vai pra casa no mesmo dia.


Os pais geralmente não sabem que esta cirurgia já pode ser feita a partir dos 7 anos, e desta forma podemos evitar que a criança sofra traumas psicológicos por apelidos na escola. A partir desta idade a maioria das estruturas da orelha já está formada, e a criança já tem maturidade pra ficar tranquila durante uma cirurgia com anestesia local, até mesmo porque geralmente elas já perceberam e querem corrigir a angulação das orelhas.


Apesar de ser uma cirurgia de baixo risco, alguns cuidados pós operatórios devem ser respeitados para chegar ao resultado esperado:

- Manter a faixa comprimindo a orelha dia e noite por 15 dias e só a noite por mais 15 dias;

- Não praticar esportes de contato (por exemplo: lutas, futebol), por 2 meses;

- Não tomar sol na área operada por 30 dias;

- Não entrar na água do mar ou piscina por 30 dias;

- Evitar o uso de brincos e óculos por 30 dias;

- Alimentar-se de forma saudável para contribuir com uma boa cicatrização;


Em relação ao pós operatório, são poucos os pacientes que se queixam de dores. Quando acontece, ela é combatida pelos analgésicos comuns prescritos na sua receita, juntamente com o antibiótico.


Os pontos são retirados nas consultas de retorno pós operatório, a partir do décimo dia. É importante retornar em todas as consultas pós operatórias marcadas, assim será avaliado em que fase do processo de cicatrização você se encontra e, se necessário, modificar as orientações e condutas de forma individualizada.


O resultado só é considerado definitivo após 3 meses. A recuperação da otoplastia tem tudo para ser tranquila e, em pouco tempo, é possível retornar para as atividades de rotina.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo